segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Santuário de São Benedito de Pedreiras surpreende com o departamento de esporte e escolha de novas diretoras



O Santuário de São Benedito de Pedreiras cria Departamento de Esporte e convida duas grandes professoras que sabem bem lidar com este assunto.

Queria ter a sabedoria do Filosofo Sócrates para discorrer sobre este assunto de grande relevância, pois foi este mesmo filósofo que destacavam duas habilidades para formação do ser humano: a arte e o esporte.

Tenho escutado muito pela televisão os anúncios: que esporte é vida, esporte é saúde, esporte é desenvolvimento... E penso que essas frases são importantíssimas para que o jovem tome conhecimento que praticar exercícios físicos é contribuir para o bem estar físico e mental do ser humano.

É impossível falar do surgimento do esporte, mas acredita-se que o ser humano está interligado à prática esportiva desde os primatas, quando tinham que sobreviver, fugirem de predadores, caçar e disputar por territórios. Certamente uma das maiores descobertas que ajudou o homem a se tornar o ser dominante no planeta é o arco e flecha e postula-se que, depois da alimentação, a mais antiga forma de atividade humana é a que hoje se conhece por esporte.
Aproveito para destacar os Gregos (Atenienses) as práticas esportivas eram muito importantes para o desenvolvimento físico, isso ajudava bastante para assimilação dos conhecimentos. Todo o desenvolvimento do corpo levava para um bom aprendizado.

Como seria bom se nossas escolas volvessem um olhar sobre o passado na Grécia antiga, em que os mestres das grandes academias atenienses transmitiam seus conhecimentos usando várias maneiras como caminhada pelos bosques, ao ar livre e demais situações que provocavam um bom aprendizado. Quantos gênios brotaram nessa época.
Continua....

Você que me ler com atenção, guarde com carinho esse aspecto histórico em que o Esporte era tão necessário e expressivo que em 776. a. C. , a realização das  Olimpíadas , mostrando assim a pratica esportiva.

Nos dias atuais, vejo esse sentimento brotar dos Alunos da Escola Municipal Carlos Martins que após longos treinamentos , superação de obstáculos e grandes esforços foram OURO  em São Luis e já treinam para a conquista em Curitiba.
O Santuário de São Benedito convidou para um café da manhã os Atletas de Ouro e suas treinadoras na Casa Paroquial como apoio e incentivo aos mesmos para continuidade desse lindo Projeto Esportivo. Ao mesmo Tempo, convidamos para assumirem o Departamento de Esportes do Santuário  as professoras RAY e XURUTA para o Grande Torneio com as comunidades rurais.

Nosso Departamento pretende demonstrar a potencialidade do esporte em trabalhar noções de disciplina, de respeito, de dedicação, persistência e a aceitação social nas Comunidades Eclesiais de Bases do nosso Santuário.

Ao mesmo tempo queremos sensibilizar nossos adolescentes e jovens quanto a importância das práticas esportivas para o desenvolvimento do trabalho em grupo, estilo de vida saudável, convivência com as diferenças interpessoais e inclusão;

Pretendemos com o nosso apoio e acompanhamento formar um grupo de agentes desportistas para mostrarem a relevância do esporte como estimulador para ampliação das perspectivas de vida individuais e coletivas por meio de metas e objetivos;  bem como Explorar as vivências de derrotas e vitórias na prática do esporte.

Há muitos anos atrás a Igreja se fechou a realidade de nossos jovens... Nos dias atuais a Igreja valoriza os benefícios do esporte e por meio do seu apoio descobre verdadeiros agentes desportistas.

O Santuário desenvolve com os coroinhas, acólitos práticas esportivas e insere todas as idades. Hoje ficamos felizes com o elevado numero de crianças, adolescentes e jovens que gostam da pratica do esporte. Muitas jogam nas ruas, outras no anfiteatro, outras às margens do Rio Mearim, outros em alguns lugares como quadra do Exercito, outras no Ginásio do Goiabal, outras procurando lugares para jogar. Apesar de boa vontade de nossos atletas, temos poucos patrocinadores para fomentar as modalidades esportivas.

Tenho acompanhado muitas desistências porque muitos não conseguem chegar ao almejado. Mas não podemos deixar que os nossos jovens desistam, precisamos ensina-los que ganhar ou perder fazem parte deste mundo que vivemos. Precisamos despertar os nossos atletas e sensibiliza-los para subirem ao pódio. Mas lembra-los que não se sobe ao pódio, sem luta, sem garra, sem competição.

Nunca é demais repetir a frase “o importante não é vencer, é competir”, atribuída ao responsável pelo resgate dos jogos olímpicos para os dia de hoje, o parisiense Pierre de Fredy, conhecido como Barão de Coubertin (1863-1937). Para ele, a tradição olímpica tinha como objetivo principal incentivar o esporte e, quem sabe, ajudar na união dos povos. Que essa meta seja de todos nós.

Nosso Santuário quer a partir de primeiro  de setembro  promover o esporte e oferecer meios aos atletas de adquirir não apenas saúde, desenvolvimento físico e intelectual, mas também a aquisição de valores que serão úteis na família, na escola, na igreja, e em toda a sua vida como: responsabilidade, respeito, disciplina, amizade, trabalho em equipe, liderança, equilíbrio emocional, perseverança, honestidade e solidariedade.

Por fim, parabéns a todos os desportistas Pedreirenses, e  saibam todos  o quanto o  esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade. Através de uma partida de futebol na rua, de um jogo de vôlei na escola, um jogo de basquete na praça, pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos mesmo sem nunca terem se visto.

Por Padre José Geraldo

Um comentário:

  1. O padre não tem vergonha de chamar casal de sapatão pra estar a frente de grupos!
    Por isso que não tenho mais interesse de participar de grupos, tá cheio de viado e sapatão!!!

    ResponderExcluir