sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Fósseis de 113 milhões de anos são encontrados em Presidente Dutra, no Maranhão



Os achados arqueológicos são de uma espécie de peixe e de um crustáceo que viveram em um lago resultado de fraturas da crosta terrestre. 

Fósseis de 113 milhões de anos foram descobertos no município de Presidente Dutra, a 350 km de São Luís. Um professor da cidade encontrou os fósseis e entrou em contato com pesquisadores em São Luís. Foi encontrado em uma rocha o esqueleto de uma espécie de peixe da época dos dinossauros, segundo os pesquisadores.

Também foi achado um crustáceo que recebeu o nome de codo isópode brejense em homenagem a região onde foi achado. A descoberta vai ajudar os pesquisadores a entender melhor como se deu a formação de um grande lago que ficava em um território que cobria de leste a oeste do Maranhão.

“Estudos indicam, pela destruição das rochas sedimentares que um dia se formaram nesse lago, que esse antigo ecossistema tinha uma dimensão regional e até intercontinental. Dominava quase todo o nordeste, centro-norte do Maranhão e parte do oeste da África”, declarou Rafael Lindoso, doutor em paleontologia do Instituto Federal do Maranhão.

G1


Um comentário: