
A
síndrome do importado ataca muitas pessoas em qualquer lugar do mundo. Aqui no
Brasil, colocamos algumas marcas no pedestal – muitas vezes sem perceber – só
porque elas são importadas de outros países. Isso é natural do ser humano,
afinal, experimentar e vestir o novo é uma experiência interessante. Porém,
muitas vezes passamos do limite e damos muito valor para coisas que não merecem
tanta atenção. Separamos algumas marcas que fazem bastante sucesso aqui no
Brasil mas que, lá fora, não são tão valorizadas assim. Antes de iniciar a
lista, precisamos deixar claro: não estamos criticando a qualidade dos
produtos, muitas das marcas listadas a seguir são sinônimo de qualidade. O
intuito do texto é demonstrar como, muitas vezes, supervalorizamos o que vem de
fora e vestimos a marca apenas pelo status, sendo que em seu país de origem ela
não é tão importante assim. Algumas marcas supervalorizadas pelos
brasileiros são:
AÉROPOSTALE

Você
certamente já viu alguém vestindo uma camiseta desta aqui no Brasil. Muitos
homens aqui usam Aéropostale para sair para a balada ou curtir a noite. Mas por
quê? Você por acaso usaria uma camiseta com o nome gigantesco de alguma loja de
departamento estampada na parte frontal? Como, por exemplo, um logo gigantesco
da C&A ou da Renner? Então, a Aéropostale é uma loja de departamento lá
fora e ninguém a supervaloriza por lá.
HOLLISTER

Outro
exemplo de “outdoor de loja” é a moda Hollister. Assim como a Aéropostale, a
Hollister não é marca de luxo lá fora e as camisetas mais populares são
vendidas por cerca de US$10 – algo em torno de R$40. Aqui no Brasil, por
exemplo, você compra as mesmas camisetas de malha da Hollister por R$180. Vale
a pena?
TOMMY
HILFIGER

Alguns
norte-americanos até fazem piada com quem usa as camisetas clássicas da Tommy
Hilfiger para jantares importantes ou baladas de alto custo aqui no Brasil.
Aqui, é luxo. Lá fora, apesar da camiseta ter qualidade, os norte-americanos
compram as peças em outlets e levam várias de uma vez por causa do preço
acessível. As camisetas são bonitas e a marca é muito boa, mas suas peças mais
simples não devem ser vistas como artigos de luxo.
VICTORIA’S
SECRET

Em
alguma viagem, você já deve ter parado em uma loja da Victoria’s Secret para
comprar um presente para a sua namorada, esposa ou irmã. No mínimo, já ouviu alguma
garota pedindo para alguém trazer um creme hidratante ou lingerie da Victoria’s
Secret de viagem. Para quem mora lá fora, a loja é popular, é apenas mais uma.
Apesar de todo o marketing da Victoria’s Secret, ela não é muito diferente das
lojas de departamento aqui do Brasil. Hidratantes são vendidos em balaios, em
promoções de “leve 3 pague 2”, assim como as calcinhas e sutiãs. Os cremes
comercializados pela loja, alias, sequer são tão bons assim. Os
norte-americanos preferem comprar hidratantes de outras marcas com uma
qualidade superior.
RED
LOBSTER

Você
provavelmente acredita que o restaurante Red Lobster é um exemplo de alta
gastronomia lá fora, certo? Tudo bem, a maioria das pessoas acredita nisso,
mas, apesar de ter pratos bem saborosos, ele não é. A casa especializada em
frutos do mar tem 64 unidades na Flórida – sem contar as outras espalhadas
pelos Estados Unidos. Apesar de não ser um fastfood, é um restaurante bem
popular e relativamente simples. Os preços, inclusive, são bem acessíveis nas
unidades norte-americanas, o que é ótimo se compararmos aos preços salgados das
unidades aqui no Brasil.
GAP

Uma
das marcas mais populares por aqui e talvez uma das mais pirateadas. As
camisetas e casacos com o logo da GAP já ganharam inúmeras versões e podem ser
encontradas em praticamente qualquer lugar do Brasil. Mas, na fora, ela é uma
das marcas mais conhecidas e sinônimo de roupa barata e variedade. Por isso,
não caia no papo de vendedor que quer te vender uma peça da GAP por R$150 ou
R$200. Os produtos originais até possuem qualidade, sim. Mas, lá fora, as peças
da GAP não são tão valorizadas como aqui no Brasil. A conclusão? Pesquise bem
para saber se vale desembolsar o quanto é cobrado por marcas como essas aqui no
Brasil. Talvez você encontre produtos iguais ou com melhor qualidade por um
preço relativamente melhor.
Fonte:http://manualdohomemmoderno.com.br/estilo/marcas-supervalorizadas-pelos-brasileiros-mas-que-nao-sao-nada-demais-la-fora (Manual
do Homem Moderno)
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ResponderExcluirEstava nos Estados Unidos agora no final do ano, a Tommy lá corresponde a riachuelo e C&A aqui. Não é atoa que a loja é frequentado só por brasileiros, Aeropostale n se fala é uma marca sem valor lá. Fiz meu guarda roupa todo na loja da tommy onde comprei camisas de 9 a 30 dólares!