segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Atenção mulheres! Faça seu exame de mamografia na CLÍNICA BIOCENTRO em Pedreiras


Confira a importância de realizar o exame de mamografia, como ele é feito e relato de algumas pacientes que realizaram o exame na BIOCENTRO. Tire todas suas dúvidas sobre o assunto!

A mamografia é um exame muito importante para a saúde da mulher. Por meio dele é possível detectar e diagnosticar precocemente o câncer de mama. O exame detecta lesões milimétricas que, pelo exame físico de palpação, não são facilmente identificadas.

 
Todas as mulheres devem ter consciência de que o câncer de mama é o maior responsável por mortes de mulheres no mundo e, por isso, quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as chances de cura. Na BIOCENTRO em Pedreiras o exame de mamografia 

Profissional Kaiene fala sobre a importância da mamografia

Como é feito o exame de mamografia?

O exame de mamografia não é complicado de se fazer. Pode gerar certo desconforto pela compressão das mamas, que são sensíveis. No entanto, o médico poderá orientar a paciente quanto à melhor forma de aliviar o desconforto, que nunca deve ser um empecilho para que a mulher não realize o exame anualmente.

Muitas mulheres adiam o exame de mamografia, pois temem descobrir um possível câncer de mama e não sabem ou ignoram a importância de realizar o exame. Existem também as mulheres que temem a exposição à radiação. Para essas, saibam que a imagem do exame é obtida com raios X de baixa energia e o risco é mínimo, ainda mais se comparado ao benefício que o exame proporciona.

Quem faz a mamografia se certifica de não ter câncer ou garante maior chance de cura através da detecção precoce do mesmo. Vale reforçar que somente a mamografia detecta a doença no seu estágio inicial.

Paciente fala sobre o exame realizado na BIOCENTRO

Quando realizar o exame de mamografia?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres comecem a realizar o exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade. Para mulheres que estão no grupo de risco, a idade deve ser a partir dos 35. Já as pacientes que possuem idade entre 50 e 69 anos, o intervalo máximo deve ser de até 2 anos entre os exames.

O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres. Em quase 100% das famílias há pelo menos um caso já detectado. Além disto, a doença abala o psicológico e a autoestima da paciente.

Por isso, a importância de atentar-se aos exames preventivos, cuidar de si, pensando no próprio bem e no da família.

Pelo autoexame o tumor só é detectado quando já não está mais em estágio inicial. Apesar de ele ser importante, a chave para um tratamento bem-sucedido é o exame de mamografia. A probabilidade de se ter sucesso no tratamento, quando o câncer de mama é identificado precocemente, supera os 90%. Fazer a mamografia é dar chance para a vida.











Um comentário: