quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Palestra sobre A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO realizada em Pedreiras foi um sucesso



A médica pediatra Dra. Helma Maciel juntamente com a nutricionista Isiany Pedrosa promoveram nesta quarta-feira (07) no Centro Comunitário Paulo VI uma palestra sobre AMAMENTAÇÃO, aproveitando o encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), de 1º a 7 de agosto e enfatizando a campanha Agosto Dourado – Amamentação Vale Ouro que tem como objetivo conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.

Dra. Helma Maciel e nutricionista Isiany Pedrosa 

Nutricionista Isiany Pedrosa 

A nutricionista Dra. Isiany Pedrosa iniciou sua apresentação com os benefícios nutricionais e afetivos da amamentação para os bebês. Segundo a nutricionista, além das vantagens para a saúde do bebê e da mãe, é importante lembrar que amamentar é de graça. “O melhor alimento para os bebês é o leite materno e ele é inteiramente gratuito. Apesar disso, o número de mães amamentam seus filhos é alarmantemente baixo”, disse.

Médica pediatra Dra. Helma Maciel 

A médica Dra. Helma Maciel apresentou a campanha e explicou a origem do termo. “Agosto Dourado porque o leite materno é considerado padrão ouro, alimento mais rico que nós temos e a campanha acontece nos bancos de leite, nos postos de coleta, nos hospitais amigos da criança, nas regionais de saúde, nos seus municípios. Toda a equipe que trabalha com aleitamento materno realiza várias ações em agosto, como rodas de conversas e palestras”, disse.

A médica Dra. Helma detalha a importância do apoio às mães. “É um momento em que a mãe está recebendo esse filho, está criando um laço afetivo. Então, é mais do que a questão nutrição”, apontou.

No entanto, ela não romantizou a amamentação. “Amamentar é difícil, os primeiros dias são complicados. Tem que ter uma forca mental, uma grande vontade, pra que essa mãe não desista. E, por isso, nós, profissionais da saúde, precisamos estar disponíveis e preparados para orientar essas mulheres”, opinou a médica.


O encontro reuniu mamães, futuras mamães e papais, foi um momento também para esclarecer algumas dúvidas. Dra. Helma agradeceu a todos que se fizeram presente e lembrou que a palestra também tinha o objetivo de arrecadar dinheiro ou brinquedos para posteriormente realizar uma ação social no Dia das Crianças.

Confira todos os detalhes:

Fotos: Blogueiro Delabarrera

 


















0 comentários:

Postar um comentário