quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Dra. Helma Maciel realiza palestra sobre Depressão e Suicídio na Escola Janoca Maciel em Pedreiras




Várias pessoas participaram da palestra que abordou as causas que podem atingir diferentes pessoas, de diferentes classes sociais e faixas etárias. O objetivo do evento foi conscientizar as pessoas sobre a relevância da depressão, uma alusão à campanha “Setembro Amarelo”, mês da prevenção do suicídio e ao mesmo tempo arrecadar brinquedos para uma Ação Social que será realizada no Dia das Crianças.


Durante o mês de setembro, médica pediatra Dra. Helma Maciel com especialização em Saúde Mental segue realizando palestras sobre Depressão e Suicídio na cidade de Pedreiras. 

Na noite desta terça-feira (24) foi realizada uma grande palestra na Escola Janoca Maciel  no Bairro Seringal com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a relevância da depressão, uma alusão à campanha “Setembro Amarelo”, mês da prevenção do suicídio e ao mesmo tempo arrecadar brinquedos para uma Ação Social que será realizada no Dia das Crianças. Dra. Helma e mais um grupo de voluntários se empenharam na realização desse lindo evento.




Várias pessoas participaram da palestra que abordou as causas que podem atingir diferentes pessoas, de diferentes classes sociais e faixas etárias. O pátio da escola ficou lotado. Autoridades religiosas como Padre José Geraldo, Pastor Sérgio, Pr. Augusto e Apóstolo Neto também se fizeram presente e deixaram suas contribuições em seus discursos.

Falta de autoestima, cansaço, tristeza, perda de apetite e isolamento são alguns dos sintomas presentes na depressão. Cada vez mais recorrente no Brasil, a doença já é a segunda causa de morte entre adolescentes no mundo. Além disso, outra estimativa tem preocupado os especialistas: nos últimos 10 anos, houve um aumento de 1900% no número de suicídios entre pessoas de 10 a 25 anos de idade.


A velocidade de troca de informações, a ampliação de expectativas sobre a própria identidade, informações inadequadas, além do isolamento, apresentam-se como fatores de estresse próprios das formas de comunicação atuais, trazendo implicações, inclusive, no ambiente de trabalho. “Precisamos prestar muita atenção à mudança de comportamento das pessoas com as quais convivemos: quase 36% das pessoas que morreram por suicídio sofriam com algum transtorno do humor e, atualmente, existem cerca de 300 milhões de pessoas no mundo com depressão”, ressaltou Dra. Helma.


Segundo Helma, para tratar a depressão e evitar o suicídio, o primeiro passo é ver a depressão como uma doença que precisa ser tratada. “Precisamos criar uma atmosfera de confiança para o paciente se sentir à vontade para dizer que tem a doença e legitimar o que ele sente como sintoma de algo que pode ser tratado. Essa é uma forma de encorajar a busca por ajuda adequada, criando um entorno social mais empático e melhor informado para ajudar essa pessoa”.

Houve momentos de descontração, louvores e confraternização entre os presentes. Alunos da Escola Newton Bello de Trizidela do Vale fizeram uma linda encenação sobre o tema DEPRESSÃO e fez todo público se emocionar. Foi uma noite maravilhosa!

A mensagem que ficou para todos que estava na palestra, em momentos em que se enfrenta a depressão, contar com ajuda de alguém é fundamental, já que a vítima se sente sozinha. Faça sua parte!

Confira as fotos do evento: 


































0 comentários:

Postar um comentário