Ao todo, 6.530 vagas estão sendo ofertadas nos 29 campi do instituto em todo o Maranhão. O processo seletivo oferece três formas de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o candidato cursa o ensino médio junto com o curso técnico. Na concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o ensino médio em outra instituição de ensino, e a forma subsequente é voltada para os candidatos que já concluíram ou estão terminando os estudos em 2019 e buscam uma formação profissional.
As provas serão realizadas no dia 1 de dezembro e possuem 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. De acordo com o IFMA, em cada curso, 50% das vagas serão destinadas a candidatos de escolas públicas. Desse quantitativo, metade é reservada para pessoas com renda familiar bruta igual ou inferior a uma salário mínimo e meio per capita (R$ 1.497,00) e a outra metade é voltada para candidatos com renda familiar bruta a um salário mínimo e meio.
Ainda segundo o instituto, 77% das vagas serão reservadas aos candidatos que se declaram pretos, pardos ou indígenas e a porcentagem a ser aplicada deve seguir os dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, em cada curso, 2,5% das vagas são voltadas para candidatos com deficiência.
Por G1 MA
0 comentários:
Postar um comentário