sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

'Blogueira' de Teresina está entre as presas em operação contra golpes na internet


A Policia Civil do Piauí por meio da Delegacia de Repressão aos Crime de Informatica (DRCI), com apoio da Gerência de Polícia Especializada (GPE)  e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (DINT SSP),  deflagrou a 'Operação Péssimo Negócio' nessa quarta-feira (11/12), em Teresina, e entre os presos está uma jovem identificada como Daniela.

Bonita e conhecida nas redes sociais, a jovem era responsável por fazer falsos comprovantes de depósitos para aplicar golpes na internet. Frequentadora de boas festas na Zona Leste de Teresina, esse não é o primeiro processo que ela responde por estelionato e já é conhecida como 'Daniela 171'.

"A Daniela ficou conhecida nessa prisão em virtude da sua beleza, ela era a responsável pela produção dos documentos dos depósitos falsos, ela já responde por outros procedimentos criminais, pelo crime de estelionato, estava em liberdade condicional e foi presa, já se encontra às disposição da justiça", afirmou o delegado Matheus Zanatta em entrevista à TV Meio Norte.

"Já temos 20 vítimas identificadas, por enquanto num prejuízo de R$ 40 mil, mas esse valor pode chegar a R$ 100 mil, porque muitas vítimas não registraram boletim de ocorrência por vergonha", completou o delegado.

Sobre a operação

A operação tem como objetivo de cumprir dois mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária, de homens e mulheres investigadas pelos crimes de estelionato e associação criminosa na capital.

Segundo a polícia, os investigados integram associação criminosa que, de forma habitual, praticava golpes usando a identidade de pessoas conhecidas na sociedade para falsas compras em sites e aplicativos de negociação direta, levando as pessoas que anunciavam seus produtos a erro.

Por meio de atividades investigativas de campo e diligências em ambiente cibernético, a Polícia Civil conseguiu identificar mais de 15 vítimas no Piauí, bem como identificar e localizar envolvidos nos crimes. Inicialmente foi presa uma mulher e no seguimento a investigação.

A Polícia Civil representou pela prisão preventiva de mais duas pessoas envolvidas nos crimes, produzindo falsos comprovantes de pagamento e realizando as negociações, bem como um motorista de aplicativo que recolhia os materiais também foi preso temporariamente. As prisões foram realizadas nas zonas Sul e Norte da cidade. 


Já são mais de 20 vítimas somente nos procedimentos já finalizados. O uso de dados e identidades falsas, na internet ou pessoalmente, segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte - 180 Graus

0 comentários:

Postar um comentário