terça-feira, 18 de março de 2014

Como escolher seus óculos de sol?

Entrevista com o presidente do Hospital Albert Einstein
Tenho certeza que você se certifica de muitas coisas antes de comprar seus óculos de sol: se ficou legal, bonito, cool, charmoso, fashion. Tudo bem, todo mundo faz isso. Mas tem outros fatores importantes que você não pode deixar de checar também. Por exemplo:
Proteção UV – A cor da lente não tem nada a ver com a proteção UV: uma lente incolor de grau, de boa qualidade, oferece essa proteção, e algumas marcas de lente de contato também. É importante verificar sempre se os óculos têm proteção UV, independentemente da cor das lentes.

Tonalidade -  É mais uma questão de conforto: as lentes devem ter tonalidade média ou escura, para reduzir o incômodo causado pela luminosidade solar.

Tamanho – Quanto maior, melhor. A luz solar incide no olho diretamente, e pelas laterais, por cima, por baixo. Por isso, os óculos devem ser grandes e devem estar bem ajustados no rosto. Óculos adequados protegem os olhos e também a pele delicada das pálpebras. Hastes largas protegem melhor porque diminuem a entrada da luz solar pelas laterais.
E existem outros pontos importantes. Você vai ficar sabendo nessa entrevista que fiz com o Dr. Claudio Lottenberg, médico oftalmologista e presidente do Hospital Israelita Albert Einstein.
Mais & mais...

VEJA.com: Como podemos nos assegurar que os óculos têm realmente a proteção UV?
Dr. Claudio Lottenberg: Os óculos de sol devem ter 100% de proteção UV. Essa característica depende fundamentalmente da confiança na ótica e em seus funcionários. Pode ser mensurada em aparelhos específicos que estão presentes nas óticas (espectrofotômetro) e consultórios médicos. O consumidor também pode exigir a certificação NBR ISO 15111, norma que estabelece as características que devem ter os óculos para proteger os olhos adequadamente do sol.
Muitas grifes conhecidas oferecem óculos com lentes de materiais como acrílico ou policarbonato. Devemos confiar que esses materiais são bons?
O fato de ser de uma grife não significa que o material utilizado seja adequado. A qualidade da lente está diretamente relacionada a seu índice Abbe. Quanto menor este índice, mais aberração cromática esta lente terá e consequentemente pior será sua qualidade. As lentes acrílicas possuem alto índice Abbe (58) e portanto são de boa qualidade. Já as lentes de policarbonato possuem um índice Abbe baixo (30). Mas, por serem mais resistentes, as de policarbonato são muitas vezes usadas por crianças e esportistas.
Quais cores de lente são melhores?
Marrom, cinza e verde são as melhores cores, por realçarem contrastes e detalhes.
Lentes polarizadas eliminam reflexos horizontais como os da água, o que é útil para quem pesca, por exemplo. Elas podem ser usada no dia a dia?
As lentes polarizadas são utilizadas para bloquear a luz intensa que é refletida em superfícies planas. Além de oferecerem proteção 100% contra raios UVA e UVB, elas fazem com que o reflexo do sol se torne quase imperceptível, tornando a visão mais definida. Contudo estas lentes têm a desvantagem de reduzir a visibilidade das imagens produzidas por telas de cristal líquido (LCD), presentes em celulares e aparelhos de GPS encontrados em carros e barcos, assim como prejudicam a visão através de vidros blindados, hoje bastante comuns em automóveis.
Crianças também devem usar óculos de sol?
Eu recomendo, pois a radiação agride as estruturas oculares e pode danificar os olhos e a visão.
Devemos usar óculos de sol apenas nas ocasiões de sol forte ou sempre que estivermos ao ar livre?
Devemos usar sempre. A proteção que buscamos para a pele é a mesma que em tese deveríamos ter para os olhos. A proteção contra os raios ultravioleta previne muitas patologias oculares como a catarata precoce, o pterígeo e doenças retinianas da mácula.

Informações: Por Lucia Mandel (Revista VEJA)

0 comentários:

Postar um comentário