Atualizada às 15h
O estudante de 18 anos alcançou a 3º colocação em Medicina da UFMA, Campus São Luís. Ele sempre estudou nas escolas públicas de Bernardo do Mearim.
O estudante do Centro de Ensino Eleutério Rocha, de Bernardo do Mearim, Gabriel Gomes de Oliveira, completou recentemente 18 aninhos, conquistou 980 pontos na redação do Enem 2017. O mérito do jovem surpreende. Gabriel não fez cursinho, estuda em casa e frequentou apenas escolas públicas de Bernardo do Mearim.

"Primeiro-damo" Totota, de Bernardo do Mearim, parabenizando Gabriel pela aprovação em Medicina nesta manhã de segunda-feira


“Estudei em escola pública minha vida toda. Nunca fiz cursinho", revelou o adolescente.
Nesta segunda-feira (29), saiu o grande resultado! Gabriel foi aprovado em 3º lugar em Medicina, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Segundo informações do próprio SISU, eram apenas 7 vagas e uma foram parar merecidamente no colo do bernadense. Com relação a expectativa de começar o curso, o menino afirma: “Quero aproveitar essa oportunidade incrível que está sendo dada para mim. Pois é uma oportunidade única, né?” Com certeza, Gabriel.

![]() |
"Eu só estudei em escolas públicas de Bernardo, toda minha vida ...!" |
![]() |
Gabriel comprova o brilhantismo dos professores de Bernardo, tanto da rede municipal, como estadual |

Bernandenses comemorara, essa grande vitória na casa da prefeita Eudina
Quando a notícia da aprovação de Gabriel se espalhou pela cidade, pelas redes sociais, foi aquela alegria e inúmeras manifestações de parabéns e elogios foram ofertadas ao rapaz. Hoje pela manhã (29), na casa da prefeita Eudina, amigos e familiares estavam reunidos para comemorar o aniversário de Totota com um café da manhã. O assunto principal era o destaque que o jovem Gabriel deu para a educação pública de Bernardo do Mearim. "Ele mora aqui pertinho de casa e estudou naquela escola ali, ao lado", disse Totota emocionado, enquanto mandava mensagens para Gabriel se fazer presente em sua casa.
Gabriel apareceu na casa da prefeita e recebeu tantos parabéns, quando o aniversariante; as pessoas pediram para tirar fotos com o futuro médico de Bernardo do Mearim.
Ele tem um jeito de garoto, fala ainda acanhado, disse que
"Eu tenho 18 anos, nasci em Bernardo do Mearim, minha primeira escola foi a unidade escolar São Bernardo, depois foi a Elotério Rocha, também uma boa escola pública, tirei 980 pontos na redação do Enem, que teve o tema: "'Desafios para formação educacional de surdos no Brasil' e eu ainda não sei os motivos que me fez ganhar tantos pontos", disse com humildade o novo talento.
Os pais de Gabriel - A mãe Geys Gomes de Oliveira é manicure e o pai Antônio Claúdio Oliveira é Auxiliar de Serviços Gerais na Unidade Escolar São Bernardo
A prefeita Eudina e Totota testemunharam que o jovem sempre foi dedicado aos estudos; e externaram que satisfeito com a aprovação de Gabriel. "O resultado é fruto da boa educação de Bernardo do Mearim", enfatizou a prefeita.

Rita ao lado do futuro médico de Bernardo do Mearim
Blog do Carlinhos entrevistou o jovem!
"Quando a gente ficou sabendo que eu tinha passado, foi uma alegria contagiante. Toda a família vibrou e foi uma sensação muito boa. Uma sensação de realmente ter alcançado o objetivo almejado. E quando isso ocorre, é uma alegria muito grande", comemora Gabriel.
PARABÉNS GABRIEL!! SUCESSOO!
estudar dá sim futuro, olha ai! basta se esforçar! parabéns pra esse jovem!
ResponderExcluirQuando a pessoa quer, é determinada ela chega nos seus objetivos. O problema que hoje em dia esses jovens só querem ostentar o que não têm, beber cachaça e usar drogas. Diferentemente de antigamente onde tínhamos muitos médicos de nossas cidades que tbm estudavam em escola pública. Hoje em dia é caso raro. Parabéns ao rapaz pela dedicação e se mantenha firme nos próximos 6 anos de estudo para se tornar um médico excelente.
ResponderExcluirParabéns Gabrie!Será um grande médico!!
ResponderExcluirParabéns Gabriel, com certeza vc já um grande vencedor..Sucesso!!!!
ResponderExcluirEsse sim merece aplausos 👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluircom certeza a caminhada não será fácil. A prefeitura tem uma "obrigação "moral de ajudar esse jovem. O seu papel não é ir lá é tirar fotos para se aparecer não. Tem que ajudar no que for preciso. Ele merece