sexta-feira, 22 de junho de 2018

O que é IGTV? Entenda como funciona o novo app de vídeos do Instagram



O IGTV é a nova plataforma do Instagram voltada exclusivamente para vídeos. A Instagram TV tem recursos diferentes para contas verificadas e contas comuns da rede social. O foco dessa novidade são os usuários que já usam o Instagram como uma plataforma de criação de conteúdo. Lançada nesta quarta-feira (20), a função, que pode ser usada dentro do app de fotos ou como um aplicativo separado, deve impactar a forma como assistimos a esse tipo de conteúdo na Internet. Com vídeos filmados apenas na vertical e com duração de até uma hora, a ferramenta parece ter vindo para bater de frente com o YouTube e até com televisão tradicional. Confira, a seguir, o que é e como funciona o novo IGTV.


IGTV é um aplicativo independente...

O IGTV é um aplicativo separado do app do Instagram. Já está disponível para dispositivos Android e iPhone (iOS) e pode ser baixado de graça. Ele também pode ser acessado mesmo sem baixar o aplicativo à parte: para isso, basta tocar sobre o ícone de televisão, ao lado do Instagram Direct, no canto superior direito da tela do celular. O ícone deve estar disponível na interface a partir da nova atualização do Instagram, liberada na manhã de hoje (21). Veja neste tutorial como atualizar o Instagram.


...Mas com integração total

Apesar de independente, o IGTV tem integração total com o Instagram. As interfaces dos dois apps são parecidas: o IGTV usa a mesma paleta de cores e tem usabilidade semelhante, principalmente, nos comandos do Stories.

Além disso, a conta usada para entrar no IGTV é a mesma do Instagram, por isso, você segue imediatamente as mesmas pessoas na seção de vídeos do app. Sempre que há novos vídeos postados na plataforma, o usuário pode conferir a notificação pelo ícone de televisão próximo aos Stories.

É possível assistir a vídeos do IGTV no Instagram

Ainda que tenha sido criado um aplicativo exclusivo para postagem e transmissão dos vídeos, os conteúdos também podem ser assistidos no próprio Instagram, caso o usuário ainda não tenha baixado a novidade. Ou seja, quem não tem espaço no celular ou não tem interesse em baixar o aplicativo por qualquer motivo, não fica privado de assistir aos conteúdos lá postados.

Somente vídeos na vertical

O IGTV foi pensado para postagem de vídeos na vertical, portanto, não são aceitos conteúdos gravados na horizontal. Ao publicar algo nesse formato, o próprio aplicativo faz o recorte horizontal, o que faz a imagem perder bastante qualidade. Isso foi planejado justamente porque já usamos smartphones nessa posição.

Assim, a lógica é a mesma que acontecia no início do Stories, tanto para fotos quanto para vídeos. Mas vale lembrar que, depois de um tempo, o Instagram mudou de ideia e passou a permitir mídia horizontal em histórias. Fica, então, a dúvida se no futuro será possível ou não vídeos de outros formatos no IGTV.

Vídeos em alta qualidade

A ferramenta suporta de vídeos em resolução 4K. Ainda que a grande maioria dos celulares não chegue a exibir na resolução Ultra HD, esse padrão é uma tendência do mercado mobile. O suporte a um padrão tão alto parece ter sido uma aposta no sentido de criar na Instagram TV um caráter bem profissional.


Vídeos de até uma hora

A outra grande novidade é o limite de tempo de vídeo. A rede social do Instagram começou sendo somente para fotos, depois permitiu a postagem de vídeos com até 15 segundos, em seguida aumentou o tempo para um minuto. Agora, contas verificadas podem postar vídeos de até uma hora, enquanto contas comuns têm o limite de dez minutos.

Assistir a vídeos sem ter um canal

Todo usuário do Instagram pode ter acesso total aos conteúdos postados no IGTV. Acontece da mesma forma que o YouTube: você pode até optar por criar seu próprio canal, mas não é um requisito para usar o app para assistir ao que é postado por lá.

O IGTV quer ser uma televisão mobile

Ao lançar o novo aplicativo, Kevin Systrom, co-fundador e CEO da marca, apresentou o IGTV como uma nova forma de assistir a televisão online. O paralelo entre o app e a TV está no fato de que assim que o usuário abre o aplicativo, vídeos já são transmitidos. Não é preciso procurar conteúdo nenhum: o processo é automático, da mesma forma como se faz com aparelhos televisivos.

Site TECH TUDO

0 comentários:

Postar um comentário