quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Santuário de São Benedito de Pedreiras realizou o I Concurso de Redação com os jovens do Ensino Médio



Hoje, quinta-feira, (16) pudemos vislumbrar o Trabalho de Educação realizado com os jovens de nossa querida Pedreiras por meio dos que fazem a Pastoral Jovem da Educação do Santuário de São Benedito.

Ao longo dos cinco anos a frente do Santuário tenho levado nossos Pedreirenses a uma reflexão, bem como todos aqueles que participam conosco desta caminhada religiosa: Não podemos desvincular a educação da vida, pois a cada dia precisamos educar para ação e para a responsabilidade. Sem esquecer o amor que ensina a arte da generosidade e  nos faz cidadãos.

O Santuário de São Benedito, visando o crescimento linguístico e ortográfico dos jovens do Ensino médio, realizou o I Concurso de Redação com o seguinte tema: O JOVEM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE EM CONSTANTE MUDANÇA.

O Santuário resgata a figura do Mons. Gerson Nunes Freire que em Pedreiras, foi o Primeiro Diretor da Escola Correia de Araújo. Hoje o Santuário vem com um só pensamento: Educar é garantir melhores condições de vida para os jovens.

A Pastoral Jovem da Educação do Santuário, entregou na manhã de hoje (16)  a premiação dos alunos que obtiveram êxitos em suas redações,  alcançando o Primeiro e segundo Lugares na Escola  Estadual Olindina Nunes Freire a Premiação. Aproveito para parabenizar aos professores de Língua Portuguesa daquela escola e a sua diretora Iaciara Rios que com muita gentileza nos acolheu e se prontificou em ser uma colaboradora nas ações socioeducativas do santuário.


Permitam-me mais uma palavra. Nunca se ouviu falar tanto em educação, mas lamento  que não basta somente apoiar a educação com palavras, é preciso que as famílias e toda sociedade discutam sobre o bom direcionamento dos recursos e investimentos.

Nós precisamos pensar a educação com muita simplicidade, mas com convicção e clareza. Fazer uma mobilização prazerosa para que nossos educandos sintam gosto pela leitura, pela escrita, pela argumentação e possam mostrar os conhecimentos sólidos adquiridos.

O Poder Público juntamente com a sociedade têm que propiciar oportunidades  aos jovens, fomentar a permanência deles nas escolas. Pedreiras têm grandes educadores, grandes diretores de escolas o que nos falta é uma avaliação de nossas ações: teorizar a prática e praticar a teoria. Percebo que estamos muito lentos, precisamos correr contra o tempo para salvarmos os jovens que vêm se escondendo na Caverna do medo e do imobilismo. Temos que favorecer uma educação inclusiva e para isso é preciso sentar com quem faz educação e ouvir as dificuldades dos educandos.


Não podemos parar pelas decepções encontradas, mas acelerar em busca de situações que nos reascendam a esperança para alcançarmos resultados.

Agradeço a esse Blog por nos apoiar no Concurso de Redação do Santuário, pois Investir em educação é investir em melhores oportunidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Agradeço imensamente a Pastoral Jovem da Educação , as professoras Francisca Bulhão, Francisca Franco e Aldenir que com outros professores foram criteriosas para a correção das redações e o bom desenvolvimento do Concurso.

Na oportunidade, desejo  anunciar  o segundo Concurso de Redação para mês de outubro que será realizado na escola Estadual Olindina Nunes Freire com uma vasta premiação de primeiro ao quinto lugar. Em breve sairá o novo edital para as inscrições que serão feitas no Santuário de São Benedito.

Padre José Geraldo

Como dizia o Professor Gabriel Chalita: “Quem gosta de viver não tem preguiça de reinventar, nem medo de ousar. Quem gosta de viver não tem medo de ternura, da gentileza, do amor. Quem gosta de viver, educa!”

A todos os que amam Pedreiras saibam que a educação é uma das principais ferramentas para formar cidadãos comprometidos com a sociedade que velozmente se transforma.


Por Padre José Geraldo



0 comentários:

Postar um comentário