quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Pedreiras: II Semana Cultural Samuel Barrêto proporcionou Cultura e Entretenimento à população

 A “II Semana Cultural Samuel Barrêto”, realizada no Anfiteatro Dom Jacinto Brito, palco da música e da Poesia, encerrou no último domingo (09), com a final do Festival de Música “Samuel Barrêto”, participações do Trio Carcará, Garrincha do Vale, e o cantor e compositor Renato Teixeira, que disse ter ficado encatado com Pedreiras, seu povo e com toda organização do evento, considerando um dos melhores shows já realizado por ele nos últimos meses.

Mas a “II Semana Cultura Samuel Barrêto” não se reduz somente à música. Tivemos Oficinas de Pintura, na Unidade de Ensino, São Miguel, em Trizidela do Vale, ministrada pelo artista plástico Álvaro Pacheco “Pachequinho”. Oficina de Literatura de Cordel, com o Mestre Moizés Nobre, no IFMA Campus Pedreiras. Roda de Conversa, com o poeta, cantor e compositor Joãozinho Ribeiro e convidados, entre eles, os Poetas Joaquim Filho e Edivaldo Santos. E a oficina de Confecção de Bonecos, idealizado e realizado pelo Instituto Artístico e Cultural Beto Bittencourt, que aconteceu na FEMAF – Faculdade de Educação Maria Adelaíde Franco.

07/10

No palco do Anfiteatro Dom Jacinto Brito, no dia 07, os artistas pedreirenses Paulo Piratta e Dilza Siqueira proporcionaram um grande show, com músicas autorais e em parcerias com Samuel Barrêto.

A comissão organizadora do evento fez a entrega dos livros da “I Coletânea Poeta Samuel Barrêto”, que incluíram todos os poemas apresentados na “I Semana Cultura Samuel Barrêto”.

Alunos da Escola Janoca Maciel, acompanhados da professora Rita Pereira, mostraram ao público o que eles aprenderam, em termo de literatura poética, quando tiveram a oportunida de ter como um grande Mestre, o Poeta Samuel Barrêto e a professora Rita Pereira, que incentivou nos alunos o gosto e o prazeer de escrever seus Poemas.

Com maestria, o Mestre Moizés Nobre e o seu filho Pedro Nobre, foram os protagonistas de um Sarau Poético, com o tema “15 vezes Operário da Canção”, que culminou no lançamento de mais um livro inédito do Poeta Samuel Barrêto, intitulado “Operário da Cançao”.

O Festival de Poesia foi outra atração cultural, com a participação de Poetas de vários estados. Prêmios em dinheiro e o troféu “Samuca”, aos participantes que conquistaram com sapiência suas colocações, incluíndo melhor performance, que teve como vencedor o Poeta Wescley Brito, também conquistando o segundo lugar.

Os vencedores foram:

1- Luiza Cantanhêde – Abaporu (Santa Inês – MA)

2- Wescley Brito – Carrossel (Pedreiras – MA)

3- Evilazio – Pétalas de Pedra (Santa Inés – MA)

Melhor Performance – Wescley Brito

Atrações musicais da noite, a cantora Elisa Lago, lembrou grandes parcerias com o “Poeta Menino”, como chama carinhosamente Samuel Barrêto, muita música e boas recordações.

O cantor e compositor Josias Sobrinho, encerrou a noite musical, lembrando seus grandes sucessos e música recentes, com grande parceria, inclusive com o maranhense Zeca Baleiro.

08/10

A noite começou com o show do cantor e compositor Chagas Melo (Secretário de cultura de Trizidela do Vale), levando o som da Jamaíca Brasileira, com os reggaes maranhenses. Lembrou alguns momentos que conviveu com Samuel Barrêto.

A Banda Pedra Grand animou o público com rock nacional, sucessos do passado e música de Samuel Barrêto, com parceiros como Brandinho e outros.

O evento teve como um grande momento a realização do “II Festival de Música Samuel Barrêto”, com apresentação das dez músicas classificadas para a grande final, com participações de cantores de Pedreiras e de São Luís.

Fecharam à noite os cantores e compositores Joãozinho Ribeiro e Gildomar Marinho, esse esteve participando pela primeira vez, sendo ele, um parceiro de Samuel Barrêto, com as músicas “Dora” e “Silêncio” .

09/10  

Trio Carcará, que teve como intérprete a jovem Ana Alice e no violão o jovem Ariel, interpretou músicas de João do Vale e de Samuel Barrêto, um show dos futuros grandes artistas, que, assim como outros, querem chegar ao topo do sucesso.

Garricnhado Vale foi a segunda atração musical, o cantor e compositor, durante a apresentação, agradeceu ao convite da família Barrêto, e disse que jamais poderia recusar, já que “Samuca”, fez e faz parte de sua história artística. Músicas do pedreirense Itaiguara, que hoje reside em Brasília, foram cantadas por Garrincha do Vale.

Os cinco classificados para a final do Festival de Música, fizeram suas apresentações para o corpo de jurados, formado por: Elisa Lago, Josias Sobrinho, Francinaldo Rodrigues, Jr. Menezes e Gildomar Marinho.

Antes de anuncicar os vencedores do “II Festival de Música Samuel Barrêto”, o cantor e compositor Renato Teixeira, com toda sua simplicidade, encantou o público com suas belas canções. Renato Teixeira agradeceu a mãe de Samuel Barrêto, dona Ceci Ana e toda a família, pelo convite. Sentiu-se entre amigos, assim conquistados ao longo dos anos de carreira musical. Em sua fala, perguntou se em Pedreiras ainda tinha a rua da Golada, uma referência à música de João do Vale, que convidou o público a cantar “Pisa na fulô”. Reanto Teixeira falou sobre a participação da família, ele, a filha Isabel Teixeira, e o filho Chico Teixeira, na novela global, “Pantanal”, que terminou no fim de semana. Levou de Pedreiras a certeza que a Poesia e a boa música são valorizadas por gente simples e cultural.

Finalizando a “II Semana Cultural Samuel Barrêto”, Raira Maria (irmã de Samuel Barrêto) e Elisa Lago, divulgaram os vencedores do Festival de Música, ficando a assim:

1- Ivandro Coelho e Celso Borges – O futuro tem um coração antigo

2- Tiago Máci- A cruz e a maçã

3- Clara Madeira/Amorim – Sede

Melhor intérprete- Ivandro Coelho

Os nossos agradecimentos a todos os envolvidos direta e indiretamente nesse evento, que já é considerado em nível nacional, por fazer parte do calendário estadual e municipal, e por consagrar o “Dia Municipal do Poeta Samuel Barrêto”, 08 de outubro, projeto do vereador Jotinha Oliveira, aprovado pelos demais parlamentares e sancionado pela prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia.

Aos patrocinadores e apoiadores culturais, à banda e seus grandes músicos, os agradecimentos da família Barrêto.

A II Semana Cultural Samuel Barrêto teve como apresentadores a locutora Lucilene Veras e o locutor Jackson Borges, também secretário de cultura de Lima Campos, que ficam satisfeitos com o evento, na certeza que essa parceria foi firmada para futuros eventos culturais.

Enfim, obrigado a Deus! Ao público, que continua acreditando que a cultura popular é a porta do sucesso e a realidade de transmitir a arte musical, poética e literária para esse povo que merece momentos de felicidade proporcionados durante a “II Semana Cultural Sameule Barrêto”.

Em 2023 teremos muito mais. Aguardem com muita expectativa a “III Semana Cultural Samuel Barrêto”!

Esse foi mais um presente para Pedreiras.


















0 comentários:

Postar um comentário