quarta-feira, 20 de junho de 2018

Conheça os sintomas e o tratamento da HANSENÍASE em entrevista com o dermatologista Dr. Manoel Soares da BIOCENRTO em Pedreiras

Blogueira Mayane Mendes e o médico dermatologista Dr. Manoel Soares

“Em Pedreiras e região temos diagnosticado bastantes casos de hanseníase. É importante que as pessoas fiquem atentas as manchas que aparecem na pele, pois o diagnóstico precoce ajuda no tratamento”, disse ele.

O médico dermatologista Dr. Manoel Soares explica que a doença é infectocontagiosa, causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Ela é transmitida por meio da secreção, mas precisa de um contato íntimo prolongado, para ser contaminado, afirma. No entanto, de acordo com Joana Costa, se o portador do Hanseníase estiver se tratando, ele não transmite a doença.

O dermatologista diz ainda que, por causa de um diagnóstico tardio, as pessoas tinham muitas sequelas. Ao perceber uma mancha branca, vermelha ou marrom no corpo, sem sensibilidade e sem pelo, deve procurar o dermatologista, alerta.



“O diagnóstico é feito por meio do espectro da lesão, para avaliar se tem sensibilidade ou não, faz-se biopsia e o exame de baciloscopia e, se tiver bacilo ou não, vai variar o tempo de tratamento que leva de seis meses a um ano”, ressalta.

Confira a entrevista na íntegra:

De acordo com a médico, a doença não é hereditária mas havendo uma pessoa com o Hanseníase numa família, todos devem fazer os exames para descobrir se tem o bacilo. O tratamento da doença é ambulatorial, não necessita de internação, basta pegar o medicamento gratuito no Posto de Saúde e usar em casa.


0 comentários:

Postar um comentário